Fale com a Dra. Mônica ou
Clique aqui para agendar sua consulta

Cárie na infância: confira um método para ajudar a prevenir

A doença cárie é vista como um problema de nível global, e considerada a décima doença crônica mais frequente na infância. 

Estudos científicos demonstram que existem meios passíveis de prevenir a doença, principalmente quando diagnosticada precocemente, por meio de terapias não invasivas e conservadoras.

Além de medidas terapêuticas como a fluoretação das águas, o uso de pasta de dentes com flúor, a aplicação tópica de géis e vernizes fluoretados, — os selantes oclusais também são uma opção de tratamento minimamente invasivo para o controle e paralisação da doença cárie.

As lesões de cárie possuem uma predominância de aparecimento em superfícies oclusais ( superfície mastigatória dos dentes, os responsáveis pelo trituramento do alimento). Elas representam cerca de 80 a 90% da experiência de cárie na infância e na adolescência, tanto na dentição de leite, quanto na dentição permanente. 

Sendo assim, é fundamental que desde a infância seja introduzido métodos preventivos minimamente invasivos, capazes de reduzir o aparecimento de novas lesões de cárie nos dentes, sejam eles já erupcionados ou em estágio de erupção, como por exemplo os primeiros molares permanentes. 

 

O que são selantes dentários?

São resinas ou ionomeros capazes de entrar na cavidade dos dentes, penetrando nos micróporos do esmalte dentário e podem ter uma coloração que varia do branco para o transparente. Geralmente são colocados na superfície de mastigação (oclusal) dos dentes permanentes posteriores — molares e pré-molares — para ajudar a protegê-los contra a cárie.

 

Quando os selantes dentários são aplicados?

A primeira aplicação de selante usualmente é realizada quando o primeiro dente permanente erupciona. Embora seja menos comum, também podem ser aplicados em adultos com risco de cárie ou em sulcos muito profundos.  

 

Quanto tempo dura um selante dentário?

Vários estudos comprovaram a eficácia na prevenção da cárie nas superfícies de mastigação (oclusal). Os selantes dentários podem durar vários anos e, se necessário, é possível sua substituição.

Por fim, vale destacar que mesmo que o dentista tenha aplicado selante, ainda sim, é fundamental usar creme dental com flúor para ajudar a proteger as demais superfícies contra a formação de cárie. 

Então podemos concluir que é de suma importância que os pais estejam cientes dos métodos de prevenção contra cárie, para que seus filhos tenham boa saúde bucal e qualidade de vida. Já que a consequência de uma saúde bucal deficiente pode afetar a vida adulta. 

Flávia Isaia Vieira | CRO SC 15.360
Especialista e Mestre em Odontopediatria.

Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário. Compartilhe este post, assim poderá ajudar outras pessoas com essas informações.

Aproveite e confira o post que preparamos sobre a forma mais rápida da criança criar o hábito de passar fio dental.

Unidade Pedra Branca
Rua da Praça, 241 Ed. Office Green sala 612 Pedra Branca - Palhoça
Telefone: 48 3283-0354 | WhatsApp neste link https://bit.ly/2Ly9SAR
Resp. Tec. Dra. Mônica Savariz | CRO SC 4758

Voltar

Comentários

Indicações da Dra. Mônica

Essekabe - Desenvolvimento Profissional Odonto Clínica Mônica Digital Face