Quimioterapia e radioterapia e suas conseqüências bucais

O paciente com diagnóstico de câncer deve ser submetido ao exame da cavidade oral e ao tratamento odontológico antes de iniciar o tratamento oncológico.

O atendimento odontológico consiste na realização do exame bucal e extra-bucal, instrução de higiene oral com adequação do meio bucal e controle da placa dentária bacteriana e exame radiográfico, visando identificar prováveis sítios de origem de trauma e de infecção.

Os efeitos colaterais mais comuns que aparecem na boca em virtude do tratamento oncológico são a mucosite oral (lesões ulcerosas), infecções (de origem fúngica, viral ou bacteriana, devido à baixa imunidade do paciente), xerostomia (boca seca), alteração do paladar, aumento da incidência de cárie (devido a diminuição de salivaem pacientes irradiados cabeça e pescoço) e osteorradionecrose (necrose de osso mandibular e maxilar).

O tratamento odontológico bem planejado permite um melhor manejo destas intercorrências, evitando-as totalmente ou minimizando-as. Dessa forma, o objetivo do tratamento odontológico prévio ao tratamento oncológico é eliminar ou estabilizar as condições bucais para minimizar a infecção local e sistêmica, durante e após o tratamento do câncer, consequentemente, aumentar a qualidade de vida do paciente, adulto ou criança. Venha fazer uma avaliação conosco, a prevenção é a melhor escolha!

Fabiana Seidler CRO/SC 14.121 DraFabiana

• Quimioterapia e radioterapia e suas conseqüências bucais