Fale com a Dra. Mônica ou
Clique aqui para agendar sua consulta

Será que o creme dental que está utilizando é o ideal?

Quando você chega ao supermercado ou na farmácia para comprar um creme dental, não fica olhando para todas aquelas caixinhas e na dúvida acaba pegando a mais em conta?

Pois é! A maioria das pessoas vai na "onda" da promoção e, — por falta de informação — não faz a escolha certa.

Sim, cada pessoa tem um tipo específico de creme dental que deve utilizar, mas só o seu dentista é capaz de identificar qual a melhor opção para você. Por isso é importante fazer um check-up odontológico a cada seis meses.

 

Qual o creme dental ou pasta de dente é melhor? 

Na dúvida, priorize o flúor, pois ele ajuda a controlar a cárie levando minerais aos dentes.

Portanto, é importante estar de olho nas letras miúdas da caixinha, que revelam quantas partes do mineral existem por milhão de partes (ppm) naquela formulação. A minha indicação é pasta fluoretada (acima de 1000ppm flúor). 

De acordo com o professor da Faculdade de Odontologia na Unicamp, Jaime Aparecido Cury, nem todo mundo necessita repor flúor pela escovação: "Só precisa mesmo quem está sempre exposto à cárie, isto é, quem come açúcar mais do que três vezes ao dia".

Mas dificilmente as pessoas consomem menos que isso, então é melhor prevenir e escolher a com flúor mesmo. 

Então quer dizer que escolhendo a pasta de dente certa vou ficar livre de bactérias? Não é bem assim. Além da pasta, é preciso escolher a escova ideal e higienizar da maneira correta. 

Segundo Cury, "Quem limpa o dente das bactérias nunca é o creme dental e, sim, a escova. Nessa limpeza, porém, o abrasivo tem uma função cosmética, arrastando as manchas superficiais e dando um polimento".

 

O mais indicado é o creme comum ou abrasivo? 

Certamente o comum. O abrasivo até limpa mais, pois risca o esmalte removendo pigmentações que o creme comum não consegue, contudo, há consequências, e uma delas é reter mais a pigmentação dos alimentos já que o dente não fica mais liso. Isso é notado a longo prazo, se utilizado com frequência. 

Com relação às crianças, o ideal é conversar com o dentista antes de comprar um creme dental, dessa forma ele já vai orientar qual o melhor creme e escova para o pequeno.

Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário. Sabia que você tem o poder de ajudar outras pessoas repassando estas informações? Então não esqueça de compartilhar este post. :) 

 

Resp. Tec. Dra. Mônica Savariz | CRO SC 4758
Unidade Pedra Branca (48)3283-0354 | WhatsApp: (48)99164-7898 
Acesse o Whatsapp neste link https://bit.ly/2Ly9SAR 
Unidade São Lucas (48) 3242-9420 |  (48) 3033-5101 |  WhatsApp: (48) 99136-7399 | (48) 99146-4763

Fonte: Blog da Lúcia Helena. Publicado em 05/02/2019. Acesso: 19/02 http://bit.ly/2tsHXrm 

 

Voltar

Comentários

Indicações da Dra. Mônica

Essekabe - Desenvolvimento Profissional Odonto Clínica Mônica Digital Face