A MELHOR ODONTOLOGIA DO MUNDO Um de cada cinco Cirurgiões Dentistas do planeta está no Brasil (19%). A maior rede de ensino da Odontologia no mundo também (Uni ABO). O maior número de alunos e Faculdades de Odontologia (197). A maior quantidade de especialidades e número de cursos de especialização. As maiores entidades de classe e empresas do ramo dental no mundo estão aqui também. O maior congresso e a maior quantidade de TPDs idem. Odontologicamente falando somos um país diferenciado. Sem dúvida temos a maior oferta de serviços do setor na maioria dos aspectos. Nossos números são expressivos, mesmo quando comparados aos americanos e europeus. Os Cirurgiões Dentistas do mundo todo poderão comprovar isso no próximo Congresso Mundial da FDI, daqui a três semanas na baiana Salvador. Uma oportunidade que só se repetirá na próxima geração. Quando este congresso aconteceu em Buenos Aires em 1987, eu estava lá e ele mudou a minha vida. Conheci Branemark, os implantes osseointegrados e vi que o marketing era a outra grande novidade na Odontologia. Dediquei-me aos dois e minha vida mudou, como espero mude a sua também. Com alguma coisa inédita e forte o suficiente para trazer de volta a motivação pela profissão e ciência odontológica. Até o FDI eu era um ilustre desconhecido fora de São Paulo, embora já tivesse 15 anos de comércio na Odontologia. Com uma novidade na mão e outra na cabeça, virei minha vida e hoje tenho contato diário com 163.000 CDs e estou introduzindo uma revolução vitoriosa com os componentes calcináveis, que está mudando o foco das próteses sobre implantes. Numa virada que é sinalização de novos tempos. Certamente as grandes novidades mundiais no setor estarão acontecendo por lá. Os líderes e os grandes nomes estarão presentes. As grandes empresas e o que é novidade também. O que está acontecendo e o que acontecerá no continente americano e no mundo serão as pontos altos do FDI. Muitas das grandes estrelas estarão lá também, anonimamente circulando pelo congresso e disponíveis para contatos. O contraste com toda essa pujança é a progressiva retração no movimento de muitos consultórios, a redução mês a mês nos ganhos da maioria dos CDs e a diminuição progressiva no número de pacientes para cada profissional. Um paradoxo que está pedindo uma mudança de paradigma. Que indiscutivelmente passa por introdução do marketing e gestão das clínicas e consultórios dentários. A classe média já havia superado a classe alta em consumo. Na semana passada foi a vez da classe D tornar-se maior do que a classe B. São indicadores que alguns não estão percebendo, mas que mudaram o foco. A Odontologia que antes dos anos 2.000 tinha um foco elitista, precisa acompanhar estas tendências e sair do individual para o coletivo. Das soluções caras para as acessíveis a maioria. Reflita sobre tudo isso e procure entender o que está acontecendo e o seu por que. Mais do que isso, analise o que fazer para mudar. Veja abaixo a propaganda do FDI, pense em ir e a seguir saiba do ovo de Colombo da Odontologia, que parou em pé e está mudando a cabeça das próteses sobre implantes, que de tão mais simples ficaram acessíveis a maioria.
UMA NOVA ODONTOLOGIA ESTÁ SURGINDO ESTE ANO!
Antônio Inácio Ribeiro ribeiro@odontex.com.br clique aqui para ver meu mini currículo
|
COMPRE 100 CALCINÁVEIS E GANHE 10 PARAFUSOS
COMPRE 100 PARAFUSOS E GANHE 100 CALCINÁVEIS