No atual momento que estamos vivenciando, com o surgimento desse novo coronavírus, somos bombardeados de informações, umas verídicas e muitas fake news. É muito importante conferirmos a procedência da fonte antes de nos preocupar e passar adiante.
Então, como está tudo incerto, estava procurando informações sobre a gestante, se ela também entraria na zona de risco e se teria problema para amamentar.
Bem, ainda não há registros de contágio de um bebê pela mãe durante a gestação, no parto ou pela amamentação.
De acordo com Geraldo Duarte, membro da Comissão de Infecção da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), a transmissão é respiratória e não pelo sangue. Mesmo se a mãe tem suspeita do vírus ela pode amamentar, mas é fundamental seguir os cuidados como lavar as mãos e colocar a máscara.
Segundo José Paulo Pereira Júnior, gestor da Área da Atenção à Saúde da Gestante no Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, é importante conversar com a gestante antes do trabalho de parto, sobre a necessidade de afastamento do filho até que o resultado do exame demonstre negativo para coronavírus.
Pereira Júnior ressalta que até o momento dessa matéria, houve 2 estudos realizados na China, mas com amostras pequenas de bebês. — Os levantamentos analisaram mulheres que manifestaram sintomas relacionados ao coronavírus como febre e pneumonia. Houve registros de partos prematuros, mas os exames de biologia molecular não confirmaram a presença do novo coronavírus nos bebês.
A abrangência foi na fase final da gravidez e comprovaram que não houve contágio dos recém-nascidos. Os partos foram por cesárea. As pesquisas não contemplaram casos de parto normal.
Lembre-se: no período de pandemia onde nos encontramos reclusos, o hábito de beliscar guloseimas aumenta, por isso minha recomendação é que REDOBRE os cuidados, faça a escovação no mínimo 3 vezes ao dia, bochecho com água após comer e passar o fio dental mais de uma vez ao dia neste atual momento, pois com o hábito de beliscar ficamos mais propensos a ter placa bacteriana, gengivite e cáries.
Cuidados #coronavirus
1) Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel;
2) Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir;
3) Evite aglomerações;
4) Mantenha os ambientes bem ventilados;
5) Não compartilhe objetos pessoais;
6) Fique em casa.
https://coronavirus.saude.gov.br/
https://portal.fiocruz.br/coronavirus-perguntas-e-respostas
Resp. Tec. Dra. Mônica Savariz CRO SC 4758 | Cirurgiã Dentista
Clínica Odontológica Dra. Mônica Savariz | CRO SC 759
Renato Grandelle
13/03/2020 - 04:30 / Atualizado em 13/03/2020