Antes de rotular alguém com algum transtorno (independentemente de ser TDAH ou não, lembre-se que estamos lidando com pessoas e elas são dotadas de qualidades e pontos de melhoria, paralelamente.
Pode ser até que alguns pontos de melhoria afetem a sua vida e de outras pessoas significantemente, mas seus pontos positivos são tão altos e destacáveis quanto. Um transtorno não deve rotular ninguém, então não feche sua cabeça para descobrir o que de bom cada um traz consigo, mesmo diante de suas limitações.
Caracteriza-se por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade em pessoas que são extremamente inteligentes, mas que se movem em seu próprio ritmo.
O interessante é que quando alguém tem TDAH, seu cérebro pode absorver as coisas mais lentamente, mas também pode pensar mais rapidamente, e isso é parte do motivo pelo qual suas mentes se tornam tão afiadas e surgem tantas ótimas idéias! São mentes brilhantes.
Cito ainda, outros pontos positivos dessas crianças e/ou adultos: Criatividade, empatia, espontaneidade, tenacidade, mente aberta, sensibilidade, afetividade, generosidade, flexibilidade, energia, hiperatividade, inteligência e habilidades únicas.
Enfim! Não rotule! Faça o diagnóstico quanto antes, aceite e conviva com essa pessoa incrível, que pode ser você, seu filho, seu sobrinho, o amiguinho de seu filho, enfim... Fazer o diagnóstico precoce é fundamental!
E cabe a todos os profissionais da saúde envolvidos direcioná-los para o tratamento.
VAMOS FOCAR NOSSA ATENÇÃO NA FALTA DE ATENÇÃO. Especialmente nesse mês, que a todos os #tdha é dedicado.
Clínica Odontológica Dra. Mônica Savariz | CRO SC 759
Segunda a sexta das 8h às 22h | Sábado das 8h às 19h.
Whatsapp: https://api.whatsapp.com/send?phone=5548991647898
Resp. Tec. Dra. Mônica Savariz CRO SC 4758 | Cirurgiã Dentista