“A bichectomia entrou na moda por causa das celebridades. Como consequência, houve uma banalização de seu uso”, afirma Níveo Steffen, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Esse procedimento envolve riscos e indicações específicas, por isso não é qualquer um que pode fazer.
Pessoas que têm a gordura de Bichat projetada para a frente e que possuem um rosto bastante ovalado, seriam eventuais candidatos, e mesmo assim, há a necessidade de uma avaliação profissional.
A bichectomia é um procedimento cirúrgico de retirada total ou parcial de duas bolsas de gordura presentes em cada lado da boca, chamadas “bola de Bichat”.
Elas estão presentes no corpo, independente se a pessoa está acima do peso ou não. Essa remoção faz com que as bochechas fiquem menores, evitando que o paciente morda constantemente a mucosa jugal, e ainda, reduz o volume da parte inferior do rosto resultando em uma aparência de rosto mais fino e alongado.
Normalmente é realizada em ambiente ambulatorial, sob anestesia local, sem maiores intercorrências.
O paciente vai sentir algum desconforto após a anestesia passar, o edema, que é a maior causa de dor, costuma ser semelhante ao que ocorre com a retirada de dentes, — siso principalmente — e começa a diminuir após 72 horas.
Um incômodo leve pode persistir após o terceiro dia, mas a pessoa não deve esperar até que a dor esteja forte para tomar a medicação, pois pode ser mais difícil de controlar.
Com relação a medicação analgésica, é possível que provoque náusea ou vômitos. Por isso, é fundamental que a pessoa se alimente antes de tomar o analgésico. — A alimentação deve ser líquida/pastosa, fria/gelada.
A dor forte ou aumentada após o quinto dia é sinal de infecção ou outro problema com a cicatrização, se isso ocorrer, é preciso entrar em contato com o profissional.
Após 2 ou 3 dias, as atividades sociais e trabalho podem ser retomadas, — sendo que após uma semana, as atividades físicas moderadas podem ser realizadas. Já os esforços exagerados, nos primeiros dias, podem causar sangramento e desconforto.
Algumas informações importantes:
Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário. Compartilhe este post, assim poderá ajudar outras pessoas com essas informações.
Confira o post que preparamos sobre 4 critérios na hora de escolher um dentista.
Dra. Bethyela Müller
Cirurgiã BucoMaxiloFacial | CRO SC 9645
Unidade Pedra Branca
Rua da Praça, 241 Ed. Office Green sala 612 Pedra Branca - Palhoça
Telefone: 48 3283-0354 | WhatsApp neste link https://bit.ly/2Ly9SAR
Unidade São Lucas
Av. Rio Branco, 461 Sala 11 Centro Palhoça (anexo à Policlínica São Lucas)
Telefones: 48 3242-9420, 48 30335101 | WhatsApp neste link http://bit.ly/30wyzlM
Resp. Tec. Dra. Mônica Savariz | CRO SC 4758