Se você ainda tem os sisos em boca, provavelmente já se fez essa pergunta. Então, vamos colocar algumas situações que podem te ajudar a entender se você deve ou não remover os sisos.
O dentista, com uma radiografia específica, irá verificar essas situações:
1) Doença periodontal: Os dentes que ainda estão dentro do osso, podem estar prejudicando os dentes vizinhos, dificultando a limpeza e acarretando em um nicho de bactéria, formando assim uma bolsa periodontal, que além de poder danificar o dente ao lado pode causar inchaço e muita dor.
2) Cárie dentária: A presença de um dente incluso ou semi-incluso, pode dificultar a higiene e assim causar cárie, podendo acometer o dente ao lado que muitas vezes pode ser de difícil tratamento e então ser condenado a extração também, assim como o próprio siso, sendo então indicado a extração para evitar dor.
3) Pericoronarite: Sabe aquela sensação de gengiva crescida em volta do siso? Então, chamamos pericoronarite quando os tecidos que envolvem o sisos inflamam causando muita dor, mau hálito e até trismo. O paciente normalmente vai tomar antibióticos para amenizar a infecção e assim remover o dente envolvido, pois as chances de recidiva ( retorno da infecção), são grandes.
4) Cistos e tumores: A presença de dentes dentro do osso, representa um risco maior de desenvolvimento de tumores e cistos, então caso não haja a remoção, o paciente deve estar ciente de que deve fazer o acompanhamento radiográfico.
5) Reabsorção Radicular: Ela pode ocorrer devido ao siso provocar uma pressão no dente ao lado, o tratamento pode variar desde a extração do dente incluso, com tratamento endodôntico ou não do dente erupcionado.
6) Fratura de mandíbula: A presença de um dente incluso torna a região mais suscetível à fratura, devido a menor quantidade de osso na região, a remoção preventiva do dente, leva a formação de osso no local, o que aumenta a resistência da mandíbula a fraturas.
Essas são algumas das situações em que seu dentista vai indicar a remoção dos sisos.
O importante é ter em mente que essa cirurgia costuma ser tranquila e segura quando realizada por profissional experiente.
Se ficou com alguma dúvida deixe o seu comentário. Compartilhe este post, assim você pode ajudar outras pessoas. :)
Confira o post sobre 4 critérios na hora de escolher um dentista.
Dra. Bethyela Müller
Cirurgiã BucoMaxiloFacial | CRO SC 9645
Horário de atendimento da Clínica Odontológica Dra. Mônica Savariz | CRO SC 759
Segunda a sexta das 8h às 22h | Sábado das 8h às 19h.
Whatsapp: https://bit.ly/2Ly9SAR
R. da Praça, 241 - Passeio Pedra Branca - Ed. Office Green (sala 612) - Palhoça/SC.
Resp. Tec. Dra. Mônica Savariz CRO SC 4758 | Cirurgiã Dentista