Respirar pela boca pode desencadear várias consequências, tanto para a saúde bucal do paciente quanto para a saúde geral.
Confira 3 problemas mais comuns causados pela respiração bucal.
1) Apinhamentos dentários
São comuns devido à atresia palatal, que ocorre por esse hábito para funcional. Além disso, a mordida cruzada, normalmente dos dentes posteriores, pode facilitar o acúmulo de placas bacterianas e, como consequência, ocasionar cáries e problemas gengivais.
Dessa forma, isso acaba virando uma "bola de neve" que, devido ao mau hábito, pode fazer surgir vários problemas.
2) Ronco e Apneia
O ronco é uma das consequências do problema em questão e certamente incomoda quem está por perto. Agora a apneia, é muito mais preocupante, já que o paciente para ou diminui a sua respiração durante o sono, e, se não for tratada, pode ser fatal.
3) Mau hálito
Por conta do ressecamento das mucosas, a respiração bucal favorece a proliferação de bactérias na boca e contribui na formação da saburra lingual — uma camada esbranquiçada, constituída de células descamadas e restos alimentares que se depositam sobre a língua.
Se o paciente não ir até um profissional para resolver o problema, pode virar uma halitose crônica. Assim, se você notar que está respirando mais pela boca do que pelo nariz, procure um profissional para ele tomar as medidas cabíveis para ajudá-lo.
Vá ao #dentista! Não procrastine nesse aspecto!
Clínica Odontológica Dra. Mônica Savariz | CRO SC 759
Segunda a sexta das 8h às 22h | Sábado das 8h às 19h.
Whatsapp: https://api.whatsapp.com/send?phone=5548991647898
Resp. Tec. Dra. Mônica Savariz CRO SC 4758 | Cirurgiã Dentista