Colocar a mão na boca é um hábito de quase todos os bebês. Aparece naturalmente e faz parte do desenvolvimento dos pequenos. No entanto, muitas crianças continuam com a mania após os dois anos de idade e desenvolvem o hábito de acionar o dedo, geralmente o escolhido é o polegar.
Chupar o dedo surge como um reflexo da necessidade de sucção do bebê, proporcionando calma nos momentos de angústia e ansiedade, também quando está com sono, medo e ainda, no período que começam a nascer os dentinhos, trazendo alívio à coceira na gengiva.
Entretanto, esse hábito não deve continuar após os dois anos, e se mantido por longo tempo, pode ter alterações importantes na respiração, fala, deglutição, posição dos dentes e mastigação. Por isso, é muito importante que os pais compreendam o que pode estar provocando esse hábito e, então, trabalhar para a criança abandoná-lo. Achar "bonitinho" chupar o dedo não é algo legal.
Vou citar algumas dicas para ajudar na eliminação do hábito.
1. Antes de mais nada é preciso ter paciência, pois o comportamento não muda de uma hora pra outra;
2. Incentive conversas que possibilitem a criança falar sobre suas emoções, pergunte como foi o dia dela;
3. Cultive atividades manuais como pintar, recortar, colar — em meu site tem uma parte destinada para os pequenos, http://www.odontoclinicamonica.com.br/infantil lá você encontra várias atividades para eles;
4. Caso a criança machuque algum dedinho, coloque curativos coloridos e o faça também no dedo que ela costuma chupar;
5. Se a criança estiver com o dedo na boca durante o sono, interrompa o hábito com cuidado;
6. Até os dois anos estimule o aleitamento materno;
7. Não coloque nenhuma substância, por exemplo a pimenta, na ponta dos dedos. Isso pode agredir o organismo além de não funcionar;
8. Após os 6 meses, o bebê já tem curiosidade com relação ao sabor e textura dos alimentos, é bom aproveitar essa oportunidade e deixar que ele desvende as descobertas;
9. Se a criança for maior, os pais podem fazer uma troca, algo que a criança queira muito, mas os pais precisam se manter firme com a decisão da remoção do hábito.
Vale lembrar que a chupeta não é a solução e que a mesma é contraindicada em qualquer idade.
Lembrando ainda que o Odontopediatra é fundamental em todas as fases do desenvolvimento da criança. Converse com ele à respeito de hábitos saudáveis e qual a melhor conduta.
Confira 4 critérios na hora de escolher um dentista.
Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário. Compartilhe este post, assim poderá ajudar outras pessoas com essas informações.
Horário de atendimento da Clínica Odontológica Dra. Mônica Savariz | CRO SC 759
Segunda a sexta das 8h às 22h | Sábado das 8h às 19h. ( Final de ano horário diferenciado)
Whatsapp: https://bit.ly/2Ly9SAR
R. da Praça, 241 - Passeio Pedra Branca - Ed. Office Green (sala 612) - Palhoça/SC.
Resp. Tec. Dra. Mônica Savariz CRO SC 4758 | Cirurgiã Dentista