Em parceria com Oral-B, a Turma do Bem, liderada pelo dentista
Fábio Bibancos, realiza domingo (10/6) uma megatriagem para identificar crianças e adolescentes de baixa renda, com idade entre 11 e 17 anos, que necessitam de tratamento odontológico gratuito.
Os jovens selecionados serão encaminhados para cirurgiões-dentistas voluntários do projeto Dentista do Bem, que farão todo o tratamento até que eles completem 18 anos, sem nenhum custo.
A ação acontecerá das 10h às 17h na quadra da escola de samba Vai-Vai, na Bela Vista. Escolas públicas e organizações sociais da Grande São Paulo que trabalham com crianças e adolescentes de 11 a 17 anos também podem participar.
A megatriagem é gratuita e aberta ao público. Para participar, basta que a criança ou adolescente esteja acompanhado dos pais ou responsáveis, entregue cópia de um comprovante de residência (conta de água, gás ou luz, por exemplo) e apresente documento de identidade e comprovante de matrícula em escola pública (carteira de estudante, comprovante de matrícula etc.).
O processo é simples, rápido e não invasivo: o dentista faz um exame visual da condição bucal de cada jovem e preenche uma ficha com dados sobre a saúde bucal e a condição socioeconômica da família.
Após a triagem, é elaborado um pequeno dossiê de cada criança e adolescente com a ficha de avaliação, uma cópia do comprovante de residência e a autorização dos pais ou responsáveis para que o tratamento seja realizado.
A seleção é feita por meio da aplicação de um índice de prioridade, que beneficia as crianças e os adolescentes mais pobres, com problemas bucais mais graves e os mais velhos, que estão mais próximos do primeiro emprego.
Cada selecionado recebe uma carta com o nome e o endereço do dentista voluntário que será responsável pelo seu tratamento; para facilitar o acesso, a Turma do Bem encaminha o beneficiário para o consultório mais próximo da sua residência.
Os dentistas voluntários atendem, em seus próprios consultórios, as crianças e os adolescentes selecionados até eles completarem 18 anos. Curativo, preventivo e educativo, o tratamento é totalmente gratuito e completo, incluindo, se necessário, radiografias, ortodontia, próteses e implantes, por exemplo.
Em São Paulo, o projeto Dentista do Bem conta com aproximadamente 1.500 dentistas voluntários. Ao todo, mais de 4.000 jovens da cidade já foram selecionados em triagens anteriores e encaminhados para atendimento.
Serviço
Megatriagem gratuita do projeto Dentista do Bem
Quando: 10 de junho, domingo
Horário: 10h às 17h
Onde: quadra da escola de samba Vai-Vai – Rua São Vicente, 276, Bela Vista – São Paulo (SP)
Informações: 0/xx/11/5084-7276
Para participar é preciso:
-Ser estudante e ter entre 11 e 17 anos.
- Apresentar documento de identidade e comprovante de matrícula em escola pública.
- Levar cópia de comprovante de residência.
- Estar acompanhado do(s) pai(s) ou responsável.
-
Imprimir