Para montar um consultório odontológico é necessário muito mais que ser formado em Odontologia, — o princípio básico engloba planejamento, investimento, exigências legais, uma excelente pesquisa sobre a cidade, o local que pensa se instalar, o número de dentistas que atuam nas proximidades, bem como suas especialidades, gerenciamento, equipamentos, divulgação, tem que saber sobre administração, gestão e a lista aumenta. Então, pensou que era fácil? Era só se formar, ter uma verba e logo montaria o seu consultório? Continua a leitura que vou te mostrar muito mais. Logo depois, tem que pensar nos serviços que pretende ofertar, se vão ser tratamentos gerais, atendimento especializado, planeja atender particular ou por convênio. Com tudo isso já no papel, agora vamos para as exigências legais. Para ter autorização de funcionamento, o consultório precisar atender há algumas exigências jurídicas e sanitárias. — Aqui sugiro contratar um contador. Entre as exigências estão: registro no Conselho Regional de Odontologia (CRO) do Estado, inscrição na Junta Comercial e na prefeitura, CNPJ, alvará de funcionamento do consultório, licença sanitária, registro no Corpo de Bombeiros e cadastro na Caixa Econômica Federal para recolhimento de INSS e FGTS. Ainda é necessário ter um plano de gerenciamento de resíduos, já que os serviços odontológicos geram resíduos que trazem riscos à saúde pública. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabelece regras para a estruturação de clínicas e consultórios odontológicos. Você confere aqui. Com relação a contratação de funcionários, vai depender do porte do consultório. Por exemplo, se for um espaço pequeno pode ter uma recepcionista, o dentista, um auxiliar odontológico — de preferência uma técnica em saúde bucal — e auxiliar de serviços gerais, pois a parte de higienização não deve agregar às suas atividades. — Pensando que o protético tem a sua empresa e é pago por serviço prestado. Ah, detalhe, ainda precisa saber recrutar, selecionar e treinar pessoas. Algo muito importante são os equipamentos, você precisa fazer uma lista com relação a especialidade que vai atuar, mas os itens básicos são:- Conjunto odontológico (cadeira, pedal multifuncional, mesa equipo, unidade auxiliar, refletor halógeno, fisiomocho e micromotor);- Aparelho de radiografia;- Negatoscópio;- Aparelho de profilaxia;- Fotopolimerizador;- Compressor;- Autoclave.Sobre fornecedores e estoque, é fundamental trabalhar com empresas de confiança e que respeitam o prazo de entrega. Já o estoque pode ter um volume baixo, mas sem afetar o capital de giro e ainda ter vendas. O atendimento deve ser impecável, sim, ele é um dos responsáveis pelo sucesso do empreendimento. E para facilitar a atualização de prontuários, o ideal é adquirir um software odontológico. Acha que acabou? Não! Agora vem a parte da divulgação, que precisa ser eficiente, — apenas a indicação de pacientes não é o suficiente. Contrate, se puder, um profissional de marketing para ajudar nesse processo, mas caso o orçamento não seja viável no momento, precisará encontrar um tempinho para ler e aprender o básico sobre marketing odontológico. Obs: Só monte seu consultório se você pode dar conta de tudo isso! — Comece pequeno e direcione para crescer—. Mas lembre-se que além do investimento, ainda deve ter um capital de giro disponível para quaisquer eventualidades e um network mínimo para iniciar. E aí? Vai encarar o desafio? Montar seu consultório é uma das maneiras de começar ou seguir. Existem outras. A escolha é sua! Resp. Tec. Dra. Mônica Savariz CRO SC 4758 | Cirurgiã DentistaClínica Odontológica Dra. Mônica Savariz | CRO SC 759
A cada dia, a área da saúde vem buscando oferecer melhores serviços e a entrega de informações de qualidade aos pacientes e, para fortalecer essa relação, o marketing odontológico tem sido um aliado. Assim como qualquer empresa precisa divulgar seus produtos e serviços, os profissionais de Odontologia também precisam. No entanto, é imprescindível tomar cuidado com o que vai ser dito para as pessoas, pois o Código de ética odontológica é bem rigoroso. Para que os profissionais possam usufruir das estratégias de marketing digital da forma correta, segundo o código de ética, vamos ver a seguir quais cuidados são necessários para a divulgação dos serviços. Baixe o E-Book e confira: ----------> Baixar E-Book
O Evento O Brasil é o país com a competição mais acirrada entre dentistas em todo o mundo. Temos o maior numero de profissionais absolutos e a maior proporção de dentistas por habitante do globo. A demanda também não é pequena – a maior entre todos os países em desenvolvimento. A simpatia e o sorriso do brasileiro nos faz uma nação de aficionados pela beleza odontológica e nos acrescenta o ingrediente que nos torna o epicentro da prática no contexto global. No entanto, muito, ou quase o todo da competição nacional se dá apenas no campo técnico. Muitos profissionais não se atentam para a importância das práticas de gestão no campo de marketing, atração de clientes, precificação, entre outros temas, que se forem bem trabalhadas são pontos fundamentais para a diferenciação de seus serviços. O sucesso e o renome não estão somente na habilidade e no método, mas, sobretudo, na administração e posicionamento, seja na odontologia, ou em qualquer outro ramo econômico. Esta foi a primeira conferência nacional de gestão estratégica na odontologia. Abordou tendências e modelos de negócios dentro do novo cenário da odontologia no Brasil, além de discutir temas específicos de gestão nos proporcionou uma nova visão sobre suas estruturas de negócios para redesenhar processos e estratégias e, desta forma, gerar melhores resultados. Foi um enorme prazer participar e passar dois dias incríveis com pessoas igualmente incríveis! Agradeço à organização do evento pela oportunidade e principalmente pela atenção que me foi dispensada. `
Investir em aperfeiçoamento profissional é o investimento mais seguro que conheço! Foram dois dias muito importantes para mim. Um evento, com mais de 200 cirurgiões-dentistas discutindo Marketing e Gestão com muita ÉTICA e profissionalismo! Parabéns a todos os palestrantes o organizadores do Primeiro Fórum de Gestão e Desenvolvimento Profissional em Odontologia. FAZER DIFERENTE FAZ A DIFERENÇA SIM! Alguns momentos:
ODONTO SOLUÇÕES Nº 46 na busca de um caminho A MELHOR ODONTOLOGIA DO MUNDO Um de cada cinco Cirurgiões Dentistas do planeta está no Brasil (19%). A maior rede de ensino da Odontologia no mundo também (Uni ABO). O maior número de alunos e Faculdades de Odontologia (197). A maior quantidade de especialidades e número de cursos de especialização. As maiores entidades de classe e empresas do ramo dental no mundo estão aqui também. O maior congresso e a maior quantidade de TPDs idem. Odontologicamente falando somos um país diferenciado. Sem dúvida temos a maior oferta de serviços do setor na maioria dos aspectos. Nossos números são expressivos, mesmo quando comparados aos americanos e europeus. Os Cirurgiões Dentistas do mundo todo poderão comprovar isso no próximo Congresso Mundial da FDI, daqui a três semanas na baiana Salvador. Uma oportunidade que só se repetirá na próxima geração. Quando este congresso aconteceu em Buenos Aires em 1987, eu estava lá e ele mudou a minha vida. Conheci Branemark, os implantes osseointegrados e vi que o marketing era a outra grande novidade na Odontologia. Dediquei-me aos dois e minha vida mudou, como espero mude a sua também. Com alguma coisa inédita e forte o suficiente para trazer de volta a motivação pela profissão e ciência odontológica. Até o FDI eu era um ilustre desconhecido fora de São Paulo, embora já tivesse 15 anos de comércio na Odontologia. Com uma novidade na mão e outra na cabeça, virei minha vida e hoje tenho contato diário com 163.000 CDs e estou introduzindo uma revolução vitoriosa com os componentes calcináveis, que está mudando o foco das próteses sobre implantes. Numa virada que é sinalização de novos tempos. Certamente as grandes novidades mundiais no setor estarão acontecendo por lá. Os líderes e os grandes nomes estarão presentes. As grandes empresas e o que é novidade também. O que está acontecendo e o que acontecerá no continente americano e no mundo serão as pontos altos do FDI. Muitas das grandes estrelas estarão lá também, anonimamente circulando pelo congresso e disponíveis para contatos. O contraste com toda essa pujança é a progressiva retração no movimento de muitos consultórios, a redução mês a mês nos ganhos da maioria dos CDs e a diminuição progressiva no número de pacientes para cada profissional. Um paradoxo que está pedindo uma mudança de paradigma. Que indiscutivelmente passa por introdução do marketing e gestão das clínicas e consultórios dentários. A classe média já havia superado a classe alta em consumo. Na semana passada foi a vez da classe D tornar-se maior do que a classe B. São indicadores que alguns não estão percebendo, mas que mudaram o foco. A Odontologia que antes dos anos 2.000 tinha um foco elitista, precisa acompanhar estas tendências e sair do individual para o coletivo. Das soluções caras para as acessíveis a maioria. Reflita sobre tudo isso e procure entender o que está acontecendo e o seu por que. Mais do que isso, analise o que fazer para mudar. Veja abaixo a propaganda do FDI, pense em ir e a seguir saiba do ovo de Colombo da Odontologia, que parou em pé e está mudando a cabeça das próteses sobre implantes, que de tão mais simples ficaram acessíveis a maioria. Crie o hábito de sempre encaminhar estas notícias para a sua lista de amigos DENTISTAS Se não quiser mais receber esta coluna, nos retorne com um REMOVER UMA NOVA ODONTOLOGIA ESTÁ SURGINDO ESTE ANO! Antônio Inácio Ribeiro ribeiro@odontex.com.br clique aqui para ver meu mini currículo COMPRE 100 CALCINÁVEIS E GANHE 10 PARAFUSOS COMPRE 100 PARAFUSOS E GANHE 100 CALCINÁVEIS
LANÇAMENTO DO NOSSO FOLDER AGRADEÇO DE FORMA ESPECIAL A TODAS AS PESSOAS QUE CONTRIBUÍRAM PARA SUA ELABORAÇÃO FERNADA BARROS(Coordenadora da COMS) ANA PAULA PÍCOLLI(Marketing) DR LUIZ EDUARDO(Especialista em implantes da COMS) Aos patrocinadores nossa gratidão a agradecimento pela credibilidade! IMPLANTE TAMBÉM É PREVENÇÃO
Dra. Mônica Savariz Mini Currículo -Curso Profissionalizante: Magistério (Colégio Sagrado Coração de Jesus / Ijuí) - Graduação: Odontologia (Universidade Federal de Pelotas) Pós-graduações: - Aperfeiçoamento em Odontopediatria (UFPEL) - Aperfeiçoamento em Ortodontia Preventiva (EAP) - Aperfeiçoamento em Endodontia (Centro de Estudos Endodonticos / FPOLIS) - Administração e Marketing em Odontologia (UFSC) - MBA Gestão Empresarial (Fundação Getúlio Vargas) - Diretora da Clínica Odontolófica Dra. Mônica Savariz e Dentista