Coronavírus e o bruxismo
Meus Posts
A crise do coronavírus está gerando estresse na população, fato esse constatado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). É mesmo difícil ficar imune a essa onda de medo e ansiedade, ainda mais que não dá pra prever quando a rotina voltará ao normal. E os efeitos do cenário de incerteza podem ser ainda mais graves para quem já tem condições clínicas como a ansiedade e depressão.
Normalmente vinculado a estresse, ansiedade e problemas do sono, está o bruxismo, — um distúrbio neuromuscular de apertamento e/ou ranger dos dentes, que pode ocorrer no sono ou na vigília (acordado).
Assim, nessas condições, dores associadas ao bruxismo são intensificadas, como dores no pescoço, mandíbula e músculos da face, dores de cabeça, além de dificuldades de abertura da boca, desgastes nos dentes, cansaço e alterações no sono.
Para esses períodos de dor e desconforto intensos, em tempos de normalidade, a atitude mais recomendada é consultar o seu dentista o mais rápido possível, para que o diagnóstico e tratamento dos sinais e sintomas sejam adequados. Esse tratamento normalmente inclui a confecção de placa miorrelaxante para o uso diário e, em alguns casos, a prescrição de algum medicamento.
No entanto, nesse momento de confinamento, algumas medidas simples feitas em casa podem ajudar a combater a dor associado ao distúrbio, como:
- aplicação de compressas de água quente na região da articulação temporomandibular (área em frente aos ouvidos);- diminuir a atividade muscular durante o dia (como falar, mastigar chiclete);- adoção de dieta macia (alimentos fáceis de mastigar);- evitar hábitos como roer unhas e objetos como canetas;- correção da posição postural em atividades profissionais ou de estudo.
Além disso, práticas de relaxamento para lidar melhor com o estresse também são recomendadas, como prática de ioga, uso de técnicas de respiração, meditação, escutar músicas relaxantes antes de dormir. Isso tudo pode ser encontrado online.
Também é indicado incluir nessa nova rotina atividades que você goste, fazer exercícios regularmente (mesmo que adaptados ao novo contexto), manter uma rotina de sono e se alimentar de forma saudável.
Uma recomendação ainda importante, é controlar a quantidade de tempo que se passa assistindo, lendo ou ouvindo notícias que trazem angústia.
Uma sugestão é separar horários específicos do seu dia para fazer isso e sempre tomando cuidado com as fake news, que podem gerar uma preocupação desnecessária. O ideal é informar-se com base em veículos confiáveis e em fontes oficiais, como o site do Ministério da Saúde e da própria OMS.
Enfim, colaborar com seu corpo e mente nesse período é muito importante para sua saúde física e mental. E, assim que a normalidade seja restituída, agende uma consulta para um correto diagnóstico e tratamento de sua sintomatologia a fim de que danos às articulações e músculos não aconteçam de forma irreversível.
Cuidados #coronavirus
1) Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel;2) Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir;3) Evite aglomerações;4) Mantenha os ambientes bem ventilados;5) Não compartilhe objetos pessoais;6) Fique em casa.
https://coronavirus.saude.gov.br/
Dra Margarete Franke | CRO 3549 especialista em prótese.Resp. Tec. Dra. Mônica Savariz CRO SC 4758 | Cirurgiã Dentista Clínica Odontológica Dra. Mônica Savariz | CRO SC 759