O que devo fazer para limpar corretamente os dentes do meu filho? A partir da erupção do primeiro dentinho, com uma escova apropriada, escovar após cada refeição e antes de dormir (Creme dental com flúor na proporção de meio grão de arroz). Para facilitar, você poderá deitar a cabeça da criança no seu colo, numa mesa ou na cama para conseguir ver e alcançar o interior da boca. Quando a criança tiver mais de um dente passe o fio ou fita dental entre eles, nas faces laterais. Durante esse tempo brinque com a criança para que essa experiência se torne agradável. Mesmo que a limpeza não seja perfeitamente de acordo, é fundamental pois cria um hábito positivo na criança.
E como fazer para preparar meu filho para as visitas ao dentista? Se você criar uma imagem agradável do odontopediatra para seu filho, explicando a ele que o dentista é um amigo e irá ajudá-lo, certamente a criança terá confiança nele. Procure transmitir uma atitude positiva quanto ao dentista e nunca utilize idéias negativas como, de dor.
Qual é a melhor escova para essa higiene e quando trocá-la? Prefira uma escova de cabeça pequena e cabo reto, com cerdas macias e planas. Troque-a mensalmente. Você tem muitas opções de marcas de escovas infantis disponíveis no mercado com essas características. Consulte um odontopediatra para fazer a melhor escolha.
Se reduzir a quantidade de açúcar as cáries são evitadas? Não basta reduzir o açúcar, é preciso reduzir o número de vezes que ele é ingerido. Sendo assim, procure sentir-se satisfeito quando fizer uma refeição evitando o hábito de beliscar durante o dia.
E por que devo preocupar-me com os dentes de leite já que eles irão cair? Para que seu filho se alimente bem e com prazer, é necessário que seus dentes estejam em bom estado, sem causar desconforto e para uma mastigação eficiente. Além disso, eles servem de orientação para o nascimento dos dentes permanentes e se forem perdidos fora da época podem causar sérios problemas.