O fio dental é considerado um avanço na higiene bucal para a Odontologia. É uma parte fundamental da higiene, pois limpa os espaços entre os dentes, onde a escova não é capaz de chegar para remover os resíduos alimentares e a placa bacteriana.
A sua utilização, principalmente, à noite antes de dormir, juntamente com a escova dental e o creme dental (acima de 1000 ppm flúor), ajuda na prevenção de doenças gengivais, além da cárie e mancha nos dentes. — Lembrando que a escovação deve ser feita, no mínimo, três vezes ao dia.
Bem, na verdade é importante utilizá-lo, antes ou depois, o foco é a sua utilização. Contudo, particularmente indico antes da escovação, — é como limpar uma casa, você retira a sujeira dos cantinhos levando-a para o centro e depois varre tudo junto.
Além do mais, muitas vezes quando as pessoas deixam para usá-lo após a escovação, não sentem a necessidade e acabam só higienizando com a escova, dessa forma não é garantido a limpeza completa.
A maioria dos fios dentais disponíveis no mercado é feita de “nylon”, podendo também ser encerado ou não.
O fio de nylon encerado, de modo geral, é o mais utilizado pela facilidade de ser encontrado e por não deixar resíduos de cera quando passado.
No entanto, algumas crianças e pacientes com alterações físicas, sentem dificuldade em utilizar o fio tradicional. Nesses casos, é possível usar outros métodos, por exemplo, às forquilhas. — O fio dental é colocado em um cabo ou já vem pronto para usar —. Às forquilhas prontas devem ser jogadas fora após o uso.
Por outro lado, vale ressaltar que esse método auxiliar, se empregado por longo tempo, pode restringir às habilidades motoras das crianças dificultando o uso do fio tradicional. Desse modo, elas devem ser usadas como um estímulo para criar o hábito de usar o fio dental diariamente, e após o hábito ser estabelecido, é fundamental às crianças aderirem ao fio tradicional.
Um lembrete importante: se a sua gengiva sangra ao usar o fio dental, não significa que ela é sensível, mas sim, que está inflamada, — chamamos de Gengivite. Se ela não for tratada, pode evoluir para Periodontite ou em último caso levar à perda do dente. Por isso procure seu dentista.
Espero ter esclarecido o quão importante é o uso do fio dental. Mas se ficou com dúvida, deixe o seu comentário abaixo.
Ajude outras pessoas repassando essas informações. Compartilhe!
Resp. Tec. Dra. Mônica Savariz | CRO SC 4758
Unidade Pedra Branca (48)3283-0354 | WhatsApp: (48)99164-7898
Acesse o Whatsapp neste link https://bit.ly/2Ly9SAR
Unidade São Lucas (48) 3242-9420 | (48) 3033-5101 | WhatsApp: (48) 99136-7399 | (48) 99146-4763