Sabemos que é comum haver problemas dentários em todas as fases da vida. Por esse motivo, é fundamental realizar a higiene bucal adequadamente desde cedo.
Neste post, vamos abordar os principais problemas bucais, de acordo com a fase de vida das pessoas, para que você possa se prevenir.
Um dos problemas bucais mais comuns encontrado em crianças, é com relação a mordida. Isso acontece, na maior parte das vezes, pela utilização prolongada da chupeta e mamadeira, pelo hábito de chupar os dedos, e até mesmo a postura inadequada da língua enquanto está dormindo.
Outro fator é a perda precoce dos dentes de leite, ou o contrário, a demora para cair os dentes de leite. Caso esteja demorando muito, é importante procurar um dentista.
Para finalizar, o último problema mais comum nos pequenos é a cárie, — desenvolvida pelo consumo excessivo de açúcar aliado a uma higiene bucal inadequada.
Quando a higiene bucal não é realizada de maneira adequada, ocorre o acúmulo de placa bacteriana — película pegajosa e incolor, constituída de bactérias e restos alimentares que se forma sobre os dentes.
Então, se essa placa não for removida pelo dentista, ela se transforma em tártaro — que é a placa quando se calcifica.
Outro ponto a se considerar nessa fase da vida, é os dentes desalinhados. Portanto é necessário estar atento para iniciar um tratamento ortodôntico, caso não seja feito, pode haver complicações como dores, problemas na gengiva e incidência de cárie.
Além disso, temos que mencionar o nascimento dos sisos, que ocorre no final da adolescência. Neste caso, é comum não haver espaço na boca para o nascimento, por isso é fundamental ir ao dentista para que ele possa solucionar.
Nessa fase, o tratamento de canal pode se fazer necessário, — onde é retirada a polpa do dente e o espaço é limpo, preparado e preenchido para vedar o canal —, no entanto, se for preciso para resolver o problema, provavelmente será necessário usar uma prótese ou coroa.
Outra situação é a gengivite, que também é comum, e se não tratada, pode evoluir para periodontite, — uma doença grave que atinge tecidos e os ossos que sustentam os dentes.
Por fim, não podemos deixar de citar o bruxismo — caracterizado por ranger os dentes à noite. Se não for tratado, o paciente pode ter dores fortes de cabeça, nos maxilares, zumbido nos ouvidos, desgaste nos dentes e à perda deles.
Nessa fase da vida, o sistema imunológico das pessoas é sensível, o que acaba ocasionando problemas bucais salientes.
Uma questão bem comum em idosos é a retração gengival, — exposição da raiz do dente —, gerando maior sensibilidade quando ingerido alimentos quentes ou gelados.
Outro fator é a boca seca, ocasionada pela diminuição da produção de saliva pelo organismo, que pode estar relacionada ao uso de certos medicamentos ou a presença de algumas doenças.
Além do mais, conforme a idade vai aumentando, o corpo pode não estar recebendo a quantidade de vitaminas essenciais para um bom funcionamento. E isso é prejudicial à saúde dos dentes e gengivas.
Então, agora que você já sabe quais são os principais problemas bucais em cada fase da vida, vamos te falar como ajudar na prevenção dos mesmos.
Desta forma será muito mais fácil prevenir doenças bucais.
O que acha de ajudar outras pessoas repassando essas informações? Compartilhe na sua rede social.
Resp. Tec. Dra. Mônica Savariz | CRO SC 4758
Unidade Pedra Branca (48)3283-0354 | WhatsApp: (48)99164-7898
Acesse o Whatsapp neste link https://bit.ly/2Ly9SAR
Unidade São Lucas (48) 3242-9420 | (48) 3033-5101 | WhatsApp: (48) 99136-7399 | (48) 99146-4763